top of page

Fontes de Água

Na ilha Terceira, a freguesia de Agualva é a que dispõe de maior volume de água. Para além daquela que escorre superficialmente no leito das nossas ribeiras (Agualva, São Joões, Fajãs e Outeiro Filipe) muita outra – a maior parte – escorre subterraneamente. Isto deve-se essencialmente à geomorfologia do Pico Alto que, ao contrário dos outros complexos vulcânicos da ilha (ex. Santa Bárbara, Guilherme Moniz e Cinco Picos), não dispõe de uma caldeira central fechada, capaz de armazenar água no seu subsolo em reservatórios naturais de água (aquíferos).

Assim, a água que cai no centro da ilha infiltra-se no solo do Pico Alto e escorre em profundidade, essencialmente, direcionada a Norte, rumo à Agualva. Este processo que resulta da força da gravidade, impulsiona a água desde a área da Caldeira da Agualva para as zonas mais baixas, na base do Pico Alto, onde surge na forma de inúmeras nascentes. Grande parte da água também escorre à superfície, escavando no solo finas linhas de água que vão confluindo e formando ribeiras mais a jusante.

Essa água ao chegar à zona onde se encontra a freguesia da Agualva, perde gravidade porque o terreno se torna mais plano. Em muitos pontos tende a encontrar rocha impermeável, popularmente designada por “rincão”. O fluxo da água que vê o seu percurso de infiltração interrompido, é obrigada a aflorar à superfície, surgindo assim, as nascentes, antigamente designadas na Agualva por “tornos de água”.

Não é, pois, de estranhar que existem dezenas de nascentes na Agualva. Ao longo deste trilho é possível encontrar várias delas, estejam elas devidamente captadas para abastecimento público (em estruturas de betão, localmente chamadas de “comboios” – cf. fig. 14) ou estejam simplesmente a jorrar, como é o caso da Fonte João Pato, cerca de 20 metros a sul do Parque das Frechas (cf. fig. 15) e cuja água é desviada até a um chafariz recentemente edificado no Parque das Frechas. 

Registe-se que com a evolução história dos sistemas de abastecimento de água, as várias fontes da freguesia foram sendo captadas e aproveitadas, a ponto de atualmente a Agualva abastecer de água um total de 6 (Agualva, Vila Nova, São Brás, Fontinhas, Lajes e Santa Cruz) das 11 freguesias do concelho, perfazendo cerca de 70% do abastecimento de água de todo o concelho da Praia da Vitória.

 

 

 

Na fig. 16 (acima) estão devidamente representadas as nascentes (letra N) de água da Agualva, com notável concentração nesta área das Frechas, bem como os depósitos para onde essa água é canalizada (símbolo cilíndrico) e os percursos/canalizações (linhas azuis) que a transportam.

14.png
15.png
16.png
bottom of page