Parque e Mata das Frechas
O percurso inclui passagem pelo Parque das Frechas (fig. 34), que para além de sanitários, chafariz, pequeno lago (fig. 36) e de dois pontos de estacionamento, está equipado com mesas, grelhadores, forno e coreto. Este parque, criado pela Junta de Freguesia de Agualva nos anos 80, tem sido progressivamente melhorado e dotado de mais estruturas. É uma zona de lazer, muito procurada para piqueniques ou simplesmente para passear.
Em 2012, a Junta de Freguesia alargou o parque à margem esquerda da ribeira, instalando uma ponte de ligação até uma mata ocupada por eucaliptos e acácias. Essa mata (fig. 35) foi reabilitada, em 2019, através da remoção dos eucaliptos e das acácias, para dar espaço à plantação de espécies endémicas e de valor ecológico, nomeadamente, urze, pau branco, uva da serra, sanguinho e cedro do mato.
Esta ação resultou de um projeto da Junta de Freguesia de Agualva, em parceria com os Serviços de Ambiente e com o apoio dos Serviços Florestais da ilha Terceira, da qual resultou a instalação de corredores de circulação, de corrimões e de duas plataformas suspensas (fig. 37), de onde se desfruta de belas paisagens panorâmicas. No cimo dessa mata, foram instaladas churrasqueiras e mesas, bem como, plantadas de árvores de valor ecológico, para oferecer ao local sombra e abrigo para os piqueniques.
Chegando ao Parque das Frechas é possível, descansar, passear e ainda desfrutar de uma merenda nesta agradável zona. Do torreão (implantado, em 2018, no extremo norte do parque – fig. 38) avista-se uma paisagem panorâmica sobre a freguesia, antigas azenhas e regos de água.