Os Pulos, os Regos, as Pias e os Lavadouros
Já bem perto do Parque das Frechas, encontram-se outros vestígios de moagem, como os “pulos”, os regos, as ruínas de uma azenha com rego e pia (cf. fig. 11). O “pulo” era a designação local dada às zonas da ribeira com quedas de água (pequenas cascatas), onde a água, por adquirir maior velocidade, era mais fácil de desviar do leito para um rego escavado na pedra da margem da ribeira. Para o bom sucesso desse desvio era comum colocar obstáculos (ex. pedras) no leito da ribeira, por forma a criar o efeito barragem e, assim, mais facilmente, encaminhar a água para o rego na sua lateral - margem (cf. fig. 10).
Esses regos – semelhantes às levadas na ilha da Madeira – encaminhavam a água até às azenhas e aos chafarizes. A água ao chegar ao moinho era lançada por uma “calha” de madeira, desde o rego até à parte frontal da roda. O peso da água que era lançada sobre a roda, fazia-a girar. Esta roda, por sua vez, estava ligada a uma complexa estrutura de engrenagens no interior dos moinhos, que fazia movimentar as mós, no meio das quais o cereal (milho ou trigo) caía e era moído.
Frequentemente, ao longo do percurso do rego, eram implantadas pias, basicamente constituídas por pedras de cantaria (ignimbrito), fixas na diagonal sobre um dos lados dos regos (cf. figs. 12 e 13), como forma de proporcionar às senhoras o acesso à água que nele corria e possibilitar, assim, a lavagem da roupa. Nalguns pontos dos regos eram criadas várias pias em série, criando-se os lavadouros, locais onde as senhoras não só lavavam a roupa como aproveitavam para socializar e se inteirar das novidades desses dias. Eram, assim, pontos de trabalho, mas também de convívio e de aproximação social entre as senhoras, num tempo em que a sua função estava muito confinada à lida da casa e a sua liberdade muitíssimo restrita e dependente da autoridade masculina (dos pais e dos maridos).
Chegaram a funcionar, ao longo da ribeira da Agualva, dois regos em paralelo (um mais elevado e outro mais baixo), num sistema hidráulico que ao todo perfazia vários km de extensão e que acompanhava, a maior altitude e de forma mais aplanada, o perfil longitudinal da ribeira (mais baixo e íngreme).